* Livros trazem FICHA TÉCNICA do autor, prática necessária nessa época em que vivemos.
Apresentação resumida
* Leda M.M Latterza casada com Vicente M Latterza, mãe de dois filhos casados, Tem três netos.
* Convertida em 1958, trabalhou na CASA DA BÍBLIA,
(tradicional livraria evangélica da Rua Senador Feijó, 133 )
* Deu aulas de evangelização a crianças desde 1.960, é bem conhecida pelo pessoal da APEC.
*Foi professora missionária entre os terenos, MS, Missão Sul- americana,
# e sustentada por Palavra da Vida.
* Há 40 anos frequenta a Igreja Cristã Paulistana, em São Paulo,
# primeira igreja da denominação ICEB
* Fez curso de Teologia e Liderança, além de se atualizar em inumeros cursinhos e eventos
*Professora de Escola Dominical, desenvolveu ministério de discipulado entre novos convertidos e mulheres.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PROSINHA INICIAL
* Mas o método recomendado por Jesus, na Palavra, é: 'por seus frutos os conhecereis' Mt 7.21
* Conhecer os frutos requer convivência, trabalhar junto. Muitos de vocês me conhecem. Andamos um tempo juntos. Cada pessoa é como um grande painel de colagem, e eu trago as cores de cada um de vocês, preciosos e queridos amigos, irmãos em Cristo,'colecionados' através dos muitos anos de igreja, e também muitas andanças.
* Aos que não me conhecem, pelos escritos e idéias irão conhecendo quem sou, a pessoa que Deus tem planejado me moldar, e eu tenho procurado me amoldar ( não sem todas aquelas resistências tão características a todos os cristãos, meros pecadores salvos pela infinta graça de Deus) * O que do Senhor tenho para compartilhar, é questão de perspectiva...
* Não olhem para mim, sou apenas pessoa com vivência e achaques de alguém com mais de 60 anos. Sou apenas “vaso de barro” que há 50 anos vem buscando conhecer o Senhor através de Sua Palavra, e, em vista do tempo, até que deveria ter mais a oferecer.
*Não olhem para mim, mas “sirvam -se” do que joelhos ralados me mostraram sobre o Senhor e Sua Palavra e evitem para si algumas escoriações. Usufruam da busca e trabalho de muitas horas diante da Palavra e do computador para obter conhecimento e respostas do Senhor.
* É questão de perspectiva...
*Vejo a vida cristã como corrida em que, a certa altura, os que correm passam o bastão aos que vão continuar o percurso. Se seguirmos a partir de onde chegaram os que vieram antes de nós, vamos chegar mais longe, mais rápido, além de evitar perda de tempo, erros ou muitas lágrimas.
* Se você tivesse pego estrada sem saída, na volta, não avisaria os que vinham vindo?
- Ou você é do tipo que diz: - “Deixa... quando chegarem lá, vão voltar, como eu.”
* Cada cristão é apenas vaso de barro nas mãos do Senhor, ' sendo feitos' ...
- através das buscas de respostas e caminhos para a fase em que vivem agora.
H o j e é preciso, como numa escalada, rever a bagagem para se despojar do desnecessário
# nesta esta altura do percurso
H o j e preciso tomar de novo meu lugar na cruz , onde meu EGO morre, a fim de seguir a Jesus
H o j e é um dia que nunca vivi antes. Que trará à tona?
- Vicissitudes, temores incertezas... Preciso do Senhor para superá -los.
- Alegrias, “presentes” de Deus, vitórias? Ao Senhor irei, para louvá -lO.
*Cada cristão é apenas um vaso de barro:
- com características próprias e certo tempo de vida útil.
- O importante é seu conteúdo, não o vaso!
*É preciso aprender a olhar além da forma exterior, a fim de se *ver o que há lá dentro, e *tomar para si o que de precioso cada um tem a oferecer. Muitos perdem a mensagem por considerar apenas o vaso: no maior calor, você deixaria de tomar uma água fresca por estar sendo oferecida de uma moringa velha? A aparência não deve embaçar a mensagem: é a Palavra que vale.
*Cada pessoa que Deus permite cruzar nosso caminho tem algo a nos ensinar:
- SEJA para seguirmos, SEJA para evitarmos.
*Cada cristão é carta viva escrita por Deus.
- Tudo depende da *perspectiva com que os olhamos, e de nossa *disponibilidade em receber.
- O que você tem a oferecer aos que o rodeiam?
- Como você reage ao que as pessoas têm a lhe oferecer?
*Cristãos precisam ser como caixas d’água: ter entrada e saída, pois água sem uso, enferruja no cano. Como água estagnada apodrece, não serve mais, então é preciso deixar fluir para conservá-la útil. Assim, o que se recebe do Senhor precisa fluir para os outros:
'Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” Jo 7.38 RA
# Como caixas d’água, também, cristãos precisam ser esvaziados para limpeza!
* O que dizer de mim? O que é importante dizer? (apresentação não tão resumida...)
- Sempre acho estranho aquela “ficha técnica” em artigos de revistas evangélicas, ou nas contracapas de livros.O que faz uma pessoa ser digna de crédito: diplomas, currículo, status, denominação? - A Bíblia diz: “por seus frutos os conhecereis” Mt 7.16
*Antes, a atuação de cada um tinha o alcance de sua área de influência: todos conheciam a vida, “os frutos” daquela pessoa, era isso que a recomendava. Na era da informática, temos de nos apresentar:
** Professora, casada, dois filhos casados, três netos. Convertida aos 18 anos, após ter ido em Acampamento evangélico e ter “mergulhado” na Palavra... ( não é de hoje essa mania)
- Eram missionários suíços que trabalhavam na Casa de Bíblia, onde passei a trabalhar nas férias. Tive contato próximo com eles, e aprendi como é ser cristão de tempo integral. Logo comecei a contar histórias da Bíblia na escola onde era substituta. Naquele tempo, a APEC emprestava as lições como biblioteca.
- Antes de casar, sustentada por Palavra da Vida, lecionei um ano em Taunay, MT, em escola localizada em ponto estratégico para atender a três tribos de índios terenos. Hoje, reconhecida pelo MEC, tem até segundo grau.
- Ao casar, passei a ir com meu marido à igreja que ele freqüentava: a primeira igreja da denominação Cristã Evangélica, um misto de batista (doutrina) com presbiteriana (organização) para explicar a bem grosso modo; somos tradicionais, mas não fanáticos (hoje são tantas as denominações, que convém esclarecer). Aí, estamos até hoje, costumo dizer que já fazemos parte do patrimônio da igreja.
- Área de atuação: escola dominical para adultos. De modo informal, fui compartilhando entre as jovens casadas, os resumos dos livros que fazia para minha edificação pessoal. A primeira apostila, ainda escrita à máquina, oportunamente será colocada na Internet.
- Logo tive os dois filhos. Depois de uns nove anos voltei a trabalhar, não mais como professora, mas sempre lecionando na igreja, em acampamentos, ocasiões especiais e sempre dando os resumos para copiar os versículos em casa... Era uma correria para tirar cópias, até que meu marido me deu de presente um computador com impressora.
- Quando passei a trabalhar meio período, consagrei as tardes ao Senhor: a partir de então, muitos foram trazidos por Ele para serem discipulados -
~ # Sempre dava listinhas de versículos para copiar em casa.
- Ao colocar tudo no computador, fiquei abismada com o material acumulado. Cada esquema, carta, cada resumo foi feito para atender a uma solicitação.
* Resumos para edificação pessoal foram compartilhados com quem mostrasse interesse.
* Pensava: - “Se Lucas escreveu o Evangelho e Atos para uma só pessoa, por que não eu (?) Escrever para uma só pessoa, o que Deus pôs no meu coração para compartilhar com ela?”
# Eis a origem de todo esse material.
- Com o passar do tempo, Deus começou a me incomodar: -”Vai deixar tudo “enterrado” aí ?' Tentei ver como se faz para imprimir: MUITO COMPLICADO e caro, sem falar no monte de papel..., havia comprado o computador para me livrar dos papéis, e agora onde guardar um “tantão' impresso? Desisti!
- Mas Deus, não. Como fazer para divulgar isso? Quando minha igreja fez um site, coloquei algumas matérias, a título de colaboração. Mas o site saiu do ar e alguém sugeriu que eu abrisse um por minha conta. Comecei a me informar: falei com um rapaz conhecido nosso desde pequeno: - “Veja como se faz para pôr um site no ar: penso chamar...” E ele pôs o site no ar! ! !
*Daí, um trabalhão... mudar a configuração de tudo! Quando passa para a Internet, sai tudo do lugar! Ainda pior, devido hábitos que trago do tempo em que escrevia à máquina.
- Entremeado nas matérias, você irá conhecendo um pouco mais a meu respeito. Por enquanto ore pos nós: equipe de dois, ( que com o tempo teve a participação de mais alguns) usufrua do que está pronto, ajude a divulgar o site e, acima de tudo, GLORIFIQUE AO SENHOR!