zz zz PERGUNTAS DE JESUS
Continuação da série iniciada em Janeiro
52
Você me ama?
“Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: — Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam? Ele respondeu: — Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente os meus cordeiros.Jesus perguntou pela segunda vez: — Simão, filho de João, você me ama? Ele respondeu: — Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Pastoreie as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: — Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: — O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente as minhas ovelhas. “ João 21.15 a 17
*Hoje estamos na última reflexão sobre as perguntas de Jesus. Foram 52 reflexões onde vimos o Senhor interagindo com as pessoas e levando seus ouvintes a considerarem as verdades do Reino de Deus.
*Vamos terminar com a insistente pergunta de Jesus a Pedro: “Você me ama?” Por que a insistência do Senhor? E por que com Pedro? Sabemos que Pedro via a si mesmo como alguém melhor que os demais, alguém que seria incapaz de negar o Senhor. Dolorosamente Pedro negou o Senhor por 3 vezes e, arrependido, chorou amargamente.
*Em João 21 vemos que Pedro deixou seu chamado para pescar gente e voltou a pescar peixes. Talvez pensando que não era mais credenciado para a nobre tarefa.
*Então Jesus ressurreto, antes de subir ao céu, foi ao resgate de Pedro, em uma cena recheada de memórias. Um encontro à beira do mar, uma pescaria frustrada transformada em milagre, uma refeição sobre brasas, uma conversa transformadora.
*Após a refeição Pedro ouviu por três vezes a intrigante pergunta de Jesus: “você me ama?” É provável que o Senhor estava dando a Pedro três oportunidades de afirmar seu amor, já que ele o negou três vezes.
*Nas três vezes, temos a mesma estrutura: Jesus fez a pergunta; Pedro respondeu; Jesus lhe deu uma direção. Na pergunta Jesus usou o termo ágape nas duas primeiras e phileo na terceira vez.
*Ágape diz respeito ao amor incondicional, sacrificial, o tipo de amor que Jesus demonstrou.
*Já phileo é o amor fraternal, entre irmãos e amigos.
*Nas três vezes, Pedro respondeu que sim, que amava o Senhor usando a palavra phileo, mesmo quando a pergunta era ágape.
*Diferente da autossuficiência de antes, agora Pedro estava consciente da sua humanidade e da sua dificuldade em amar Jesus da forma como era amado por ele.
*É impactante ver que Jesus deu a Pedro a missão de pastorear, apascentar as suas ovelhas. Não seria arriscado confiar a Pedro o cuidado das suas ovelhas? Aos olhos de Jesus Pedro agora estava pronto para a tarefa, pois aprendeu a não confiar em si mesmo, mas depender do Senhor.
*A história de Pedro tem grande semelhança com a nossa história. Será que já aprendemos a confiar no Senhor e não em nós mesmos? Mesmo com um amor imperfeito, o Senhor nos chama a cuidar de gente, das pessoas que ele ama e que ele colocou em nossas vidas. Que privilégio, que responsabilidade!
*Que possamos continuar ouvindo a voz do Senhor, aprendendo com ele a amar: amar o Senhor de todo coração, alma e entendimento e amar o próximo como a nós mesmos!
Elayne Manzano