zz zz PERGUNTAS DE JESUS
Continuação da série iniciada em Janeiro
51
O que estão conversando?
“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Porém os olhos deles estavam como que impedidos de o reconhecer. Então ele lhes perguntou: — O que é que vocês estão discutindo pelo caminho? E eles pararam entristecidos. Então ele lhes disse: — Como vocês são insensatos e demoram para crer em tudo o que os profetas disseram! Não é verdade que o Cristo tinha de sofrer e entrar na sua glória? E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.” Lc 24.15 a 17; 25 a 27
*Os encontros de Jesus com seus discípulos após a ressurreição são preciosos e cheios da graça e compaixão do Senhor por eles. O texto de hoje nos conta que dois discípulos deixaram Jerusalém e seguiram pela estrada para Emaús.
*No caminho conversavam sobre os últimos e tristes acontecimentos da prisão, condenação e morte de Jesus. Nesse contexto o próprio Jesus se aproximou e passou a caminhar com eles, sem que o reconhecessem.
*Antes de ouvir a pergunta de Jesus, pense um pouco no Senhor vindo ao nosso encontro, se aproximando, caminhando com a gente. Continua sendo verdade o fato de que Jesus nos encontra em nossos caminhos e isso tão incompreensível quanto maravilhoso!
*Jesus perguntou: “O que é que vocês estão discutindo pelo caminho?” Essa é uma pergunta interessante. Jesus sabe todas as coisas, por isso ele não estava através de informações. Sua pergunta deu aos discípulos entristecidos a oportunidade de falar do que ocupava suas mentes e mobilizava suas emoções.
*Eles falaram; deram suas interpretações dos fatos. Falaram das suas expectativas frustradas de que Jesus fosse o messias. Falaram inclusive do testemunho das mulheres e dos discípulos que encontraram o túmulo vazio.
*Eles falaram e Jesus ouviu tudo. Jesus é assim, Ele está sempre pronto a ouvir o que pensamos e sentimos; Ele tem a paciência de nos ver processar as coisas enquanto falamos com ele. Jesus é sempre a melhor opção, a melhor pessoa para nos ouvir. Ele é digno da nossa total confiança!
Mas Jesus não apenas nos ouve. Ele também fala. E quando Ele fala, somos nós que devemos ouvir. Jesus falou a verdade, como sempre, para os dois discípulos. Ele os confrontou quanto a interpretação dos fatos, dizendo: “Como vocês são insensatos e demoram para crer em tudo o que os profetas disseram!” E ainda perguntou: ”Não é verdade que o Cristo tinha de sofrer e entrar na sua glória?”
*Depois da pergunta, Jesus fez a interpretação correta dos fatos a partir da lei de Moisés, dos profetas e das escrituras. Mas foi só quando o Senhor partiu o pão com eles à mesa que o reconheceram. Foi na comunhão da mesa que as palavras de Jesus e o ardor do coração fizeram sentido. Os dois discípulos retornaram para Jerusalém na mesma hora e se juntaram aos demais, estando exatamente onde deveriam estar.
*Como os dois discípulos na estrada, podemos ( convém) aprender a contar tudo para o Senhor, a ouvir as verdades preciosas que Ele tem a nos ensinar, a desfrutar da comunhão e do partir do pão e ainda corrigir a rota, o caminho, o que for necessário para viver a vontade de Deus!
Elayne Manzano