50
Ver para crer?
“Passados oito dias, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos, e Tomé estava com eles. Estando as portas trancadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: — Que a paz esteja com vocês! E logo disse a Tomé: — Ponha aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda também a sua mão e ponha no meu lado. Não seja incrédulo, mas crente. Ao que Tomé lhe respondeu: — Senhor meu e Deus meu! Jesus lhe disse: — Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram.” Jo20.26 a 29
*A notícia da ressurreição era uma realidade sem precedentes e boa demais pra ser verdade. Como acreditar na história contada pelos discípulos, sem ver com os próprios olhos?
*Tomé não estava presente quando Jesus apareceu ressurreto aos discípulos. E quando ouviu o que contaram disse: “Se eu não vir com meus próprios olhos não vou acreditar”. A fala dele lhe rendeu o rótulo de uma pessoa incrédula, desconfiada; alguém que precisa ter provas para comprovar os fatos.
*Antes de condenar Tomé, podemos pensar se nossa reação seria diferente. Será que também não temos dificuldades em acreditar nos milagres que Deus tem feito em nosso mundo? Ou mesmo dificuldade em acreditar na Palavra de Deus?
P*Podemos entender que a fala de Tomé revela um grande anseio para ver, para testemunhar o grande milagre da ressurreição do Senhor. E foi isso que aconteceu.
*Jesus encontrou os discípulos novamente reunidos, com as portas fechadas. Agora Tomé estava entre eles.
*Após saudar o grupo dizendo ‘Que a paz esteja com vocês’, Jesus falou diretamente com Tomé. Suas palavras deixam claro que ele sabia o que Tomé tinha falado antes. Jesus lhe disse: “Ponha aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda também a sua mão e ponha no meu lado. Não seja incrédulo, mas crente.”
*Quanta graça e bondade na fala do Senhor! Jesus não repreendeu Tomé, não lhe deu uma aula ou um longo sermão, mas se deixou ser apalpado e tocado. Se era isso que ajudaria Tomé a crer, Jesus estava disposto a caminhar com ele. E ainda o encorajou a ser crente, isto é, a crer no que estava diante dos seus olhos.
*Tomé se rendeu em adoração, dizendo: “Senhor meu e Deus meu!” Em sua declaração Tomé estava reconhecendo Jesus como Deus, e ele como servo, como adorador do verdadeiro Deus revelado em Jesus!
*Então temos a pergunta de Jesus: “Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram.” Alguns podem pensar que Jesus estava repreendendo Tomé com sua pergunta. Mas ele estava trazendo um princípio, uma afirmação, uma promessa – muitos iriam crer no Senhor, crer no Evangelho, sem ver. O Reino de Deus é visto com os olhos da fé e os que creem são bem-aventurados!
*Para nós fica a pergunta:
>estamos esperando ver para crer ou >já entendemos que Jesus é nosso Salvador e que a Palavra de Deus é a verdade?
*Que a promessa do Senhor seja a nossa realidade:
*Somos bem-aventurados porque cremos no Senhor!
Elayne Manzano
zz