zz zz PERGUNTAS DE JESUS
Continuação da série iniciada em Janeiro
46
A quem procuram?
“Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes havia se reunido ali com os seus discípulos. Tendo, pois, Judas recebido a escolta e alguns guardas da parte dos principais sacerdotes e fariseus, chegou a esse lugar com lanternas, tochas e armas. Então Jesus, sabendo de tudo o que ia acontecer com ele, adiantou-se e perguntou-lhes: — A quem vocês estão procurando? Eles responderam: — A Jesus, o Nazareno. Então Jesus lhes disse: — Sou eu. Ora, Judas, o traidor, também estava com eles. Quando Jesus lhes disse: “Sou eu”, recuaram e caíram por terra. Jesus, de novo, lhes perguntou: — A quem vocês estão procurando? Responderam: — A Jesus, o Nazareno. Então Jesus disse: — Já lhes falei que sou eu. Se é a mim que vocês estão procurando, deixem que estes vão embora.” João 18.2 a 8
*Foi no Jardim das Oliveiras que o plano de Judas para trair Jesus se concretizou. No mesmo lugar visitado outras vezes por Jesus e seus discípulos. Um lugar que Judas conhecia.
*Judas levou com ele uma escolta armada, apesar de saber que os discípulos não carregavam armas como espadas e lanças. As armas que estavam aprendendo a usar com Jesus eram outras, como oração, Palavra de Deus, verdade, Bondade e coisas semelhantes.
*Os textos paralelos nos contam do beijo da traição e de Jesus chamando Judas de amigo. A cena se deu num lugar conhecido e precioso para o grupo, com um beijo, que deveria ser símbolo de proximidade, de afeto e não de traição.
*João nos conta que por duas vezes, Jesus fez a mesma pergunta: “A quem vocês estão procurando?” Jesus sabia o que estava para acontecer e se adiantou fazendo a pergunta. A resposta foi a mesma nas duas vezes; disseram que procuravam por Jesus, o Nazareno.
*E Jesus, sem delongas respondeu: “Sou eu” e na segunda vez: “Já lhes disse que sou eu”. O texto nos conta que ao ouvirem a primeira resposta de Jesus, recuaram e caíram por terra. Impressionante, não é?
*Ao longo da história muitas pessoas têm procurado por Jesus. As motivações podem ser as mais diversas. Alguns querem pão para saciar a fome, outros querem a cura para suas enfermidades; uns querem restauração de relacionamentos; outros querem alívio para as dores da alma; muitos anseiam pela salvação; e no nosso texto, o buscavam para o prender, acusar e condenar à morte.
*Chama atenção o fato de que Jesus quer ser encontrado, até mesmo pelos seus acusadores. Ele não foge ou se esconde com medo, mas revela a si mesmo e a sua autoridade, simples-mente dizendo: “Sou Eu”, Eu sou Jesus, o Nazareno.
*Aqueles que procuram Jesus, encontram muito mais do que procuram. Encontram o Filho de Deus, aquele que é o Caminho, a verdade e a vida. E quem nele crê, encontra o Salvador e Senhor.
*“A quem vocês estão procurando?” é a pergunta que traduz a sede no coração humano. Em Ec 3.11 Salomão disse que “Deus pôs a eternidade no coração do ser humano”. Alguém explicou assim: “Existe um vazio do tamanho de Deus no coração humano; que nada vai suprir, a não ser Deus”. Por isso ansiamos pelo relacionamento com o nosso Criador; por isso estamos sempre procurando Jesus, mesmo com motivações muitas vezes equivocadas.
*Que possamos encontrar Jesus, o Nazareno, todos os dias, como nosso Salvador e Senhor! É um encontro que transforma a vida aqui e na eternidade!
Elayne Manzano