zzzz PERGUNTAS DE JESUS
Continuação da série iniciada em Janeiro
45
Vocês creem agora?
“Então os seus discípulos disseram: Agora o senhor fala claramente e não emprega nenhuma figura. Agora vemos que o senhor sabe todas as coisas e não precisa que alguém lhe pergunte. Por isso, cremos que o senhor veio de Deus. Jesus respondeu: vocês creem agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vocês serão dispersos, cada um para a sua casa, e vocês me deixarão sozinhos. Mas não estou sozinho, porque o Pai está comigo. Falei estas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições, mas tenham coragem: eu venci o mundo.”
João 16. 29 a 33
*Uma e outra vez lembramos as últimas palavras de Jesus neste capítulo do evangelho de João. No mundo realmente passamos por aflições, por situações que desafiam nossas forças, entendimento e fé.
*Além de afirmar a realidade que nos envolve, Jesus nos encoraja a ter ânimo, ter coragem. Não porque as circunstâncias podem mudar, ou porque temos forças em nós mesmos, mas porque Ele venceu o mundo. Jesus é a fonte do ânimo e da coragem que precisamos para perseverar na caminhada.
Ele já venceu o mundo!
*Antes desta importante conclusão, encontramos uma conversa entre Jesus e os discípulos. Depois de andarem com Jesus por quase 3 anos, eles afirmaram: “Agora cremos que o Senhor veio de Deus”. Em todo tempo Jesus estava revelando quem era, falando do Pai, ensinando sobre o Reino, demonstrando sua soberania, amor e poder, visíveis em muitos milagres.
*Com a afirmação dos discípulos, aprendemos que a fé genuína não é algo automático, instantâneo ou superficial. Não é uma declaração teórica ou uma confissão positiva. A fé cristã é provada, exercitada e construída na caminhada com o Senhor, dia a dia, passo a passo. Assim como foi com os discípulos, assim acontece com a gente.
*Gostaria muito de ouvir o tom da voz de Jesus quando perguntou: “Vocês agora creem?” Bem poderia ser algo como ‘finalmente’! Mas também pode ter um tom de esperança de que continuariam crendo diante dos acontecimentos que estavam à porta.
*Jesus falou que eles o deixariam sozinhos, que voltariam para suas casas, seriam dispersos. Mas apesar da ausência dos discípulos, das pessoas mais próximas a Ele, Jesus afirmou que continuaria tendo a melhor e mais preciosa companhia: o Pai. *“O Pai está comigo” é a verdade que acompanhou cada momento da vida de Jesus, e é a realidade de cada cristão.
A presença de Deus muda tudo!
*Jesus ainda disse: “Falei estas coisas para que em mim vocês tenham paz”. A Paz em Jesus não depende das circunstâncias, não depende dos nossos esforços ou sabedoria, mas é fruto do relacionamento com o Senhor. Jesus é a nossa paz!
*Quero voltar à pergunta do Senhor aos discípulos: “Vocês agora crêem ?” Qual a nossa resposta?
1-Estamos esperando as circunstâncias mudarem para crermos ou t
2- temos andando com Jesus, ouvido Suas Palavras, descansado na sua paz?
3- Temos crescido na fé?
* Que possamos dizer como Jesus, “O Pai está comigo”. E por isso é possível ouvir e viver as palavras de Jesus: “No mundo, vocês passam por aflições, mas tenham coragem: eu venci o mundo.”
Elayne Manzano