zz PERGUNTAS DE JESUS
Continuação da série iniciada em Janeiro
zz
32
Com beijo, espadas e porretes?
“Enquanto Jesus ainda falava, eis que chegou uma multidão. E um dos doze, que se chamava Judas, vinha à frente deles e se aproximou de Jesus para o beijar. Jesus, porém, lhe disse: — Judas, com um beijo você trai o Filho do Homem? Os que estavam ao redor de Jesus, vendo o que estava por acontecer, perguntaram: — Senhor, devemos atacar com as espadas? Um deles golpeou o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita.Mas Jesus interveio, dizendo: — Deixem! Basta! E, tocando na orelha do homem, o curou. Então Jesus disse aos principais sacerdotes, capitães do templo e anciãos que vieram prendê-lo: — Vocês vieram com espadas e porretes como para prender um salteador? Todos os dias, estando eu com vocês no templo, vocês não tentaram me prender. Esta, porém, é a hora de vocês e a hora do poder das trevas.“ Lc 22.47 a 53
*Hoje vamos refletir sobre as duas perguntas de Jesus no momento da traição de Judas e da sua prisão. Nada foi surpresa para o Senhor. Ele sabia que seria traído por um dos seus discípulos. Sabemos que as piores traições são aquelas feitas por pessoas próximas, do nosso círculo mais íntimo. Foi o que Jesus experimentou!
Lucas registrou a pergunta de Jesus: “Judas, com um beijo você trai o Filho do Homem?” Além de ser um dos discípulos, Judas escolheu identificar Jesus com um beijo. De símbolo e expressão de afeto, este beijo ficou conhecido como sinal da cruel traição, engano e mentira.
*Antes de atacarmos Judas, precisamos reconhecer o nosso potencial para reproduzir ações semelhantes. Sorrisos, palavras doces, elogios que escondem os verdadeiros pensamentos e sentimentos, podem ser alguns exemplos.
*Sim, Jesus foi traído primeiro no coração de Judas e, depois a traição se materializou com um beijo. Uma cena de horror que deu início as muitas crueldades que se seguiram.
*Pedro não se conteve diante do que via e puxando a espada, cortou a orelha do soldado Malco, servo do sumo sacerdote. Entendemos Pedro. Difícil entender Jesus, que tocando na orelha de Malco, a curou. Um milagre, um ato de misericórdia, revelando que as circunstâncias não podem mudar quem Jesus é: o Filho de Deus, Salvador e Senhor.
Então temos a pergunta de Jesus, agora aos sacerdotes, capitães do tempo e anciãos que foram prendê-lo: “Vocês vieram com espadas e porretes como para prender um salteador?” Jesus chamou atenção para o contraste entre o grupo de discípulos, armados com uma única espada, e a esquadra de soldados, preparada para agir com violência diante de qualquer resistência. Eles não conheciam Is 53.7 que diz: “Como cordeiro foi levado ao matadouro e, como ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca”.
Jesus se entregou cumprindo toda a vontade do Pai. “Para que se cumprissem as Escrituras”, foram as palavras de Jesus no texto paralelo em Mc14.49. Jesus sabia que o tempo era chegado, e o chamou de hora do poder das trevas. Que hora terrível!
*Que possamos ler e refletir sobre os eventos em torno da cruz, lembrando que a salvação que recebemos graciosamente teve um preço alto, preço de traição, dor e sofrimento intenso para nosso Salvador. Seu sangue foi derramado e seu corpo moído por amor ao Pai e a nós!
Elayne Manzano
Obs: como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação? Hebreus 2.3
Ouvi que é costume se colocar a salvação como se guarda uma escritura de casa ou manual de instrução e garantia de um aparelho adquirido... Deixa na gaveta e continua a vida.
*Mas a salvação é para ser valorizada e agradecida a CADA DIA , pois 'as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim. Elas se renovam a cada manhã'
Lam 3.21-22