zz zz PERGUNTAS DE JESUS
Continuação da série iniciada em Janeiro
42
Você dará sua vida?
“Simão Pedro perguntou a Jesus: — Para onde o Senhor vai? Jesus respondeu: — Para onde eu vou você não poderá me seguir agora; mais tarde, porém, me seguirá. Pedro disse: — Senhor, por que não posso segui-lo agora? Darei a minha vida pelo senhor. Jesus respondeu: — Você dará a sua vida por mim? Em verdade, em verdade lhe digo: antes que o galo cante, três vezes você me negará.” João 13.36 a 38
*Jesus estava falando da sua morte próxima, do sofrimento que o esperava. Os discípulos só conseguiram entender depois, em retrospectiva. O texto nos mostra a reação de Pedro diante da possibilidade de ficar longe, separado de Jesus.
*Ele tinha convicção de que Jesus era o tão esperado Messias, o Filho de Deus. Ele andava com Jesus desde que o encontrou pela primeira vez. Ele deixou de pescar peixes para pescar pessoas para o Reino de Deus.
*Em sua mente, nada poderia separá-lo fisicamente do seu amado Senhor. Nem mesmo a morte. Ouça a inquietação na pergunta de Pedro: “Senhor, por que não posso segui-lo agora?” Aos seus olhos a separação não fazia nenhum sentido.
*Pedro afirmou: “Darei a minha vida pelo Senhor”. Antes de julgar e condenar Pedro, precisamos reconhe-cer que ele acreditava no que estava dizendo, a ponto de pensar que era capaz de morrer por Jesus. O que ele tinha no coração saiu pela sua boca, em uma afirmação corajosa, heroica e, infelizmente, distante da verdade.
*A fala de Pedro nos ensina que ele não conhecia a si mesmo; ele confundiu disposição, intenção com ação. Ele não considerou a distância que pode existir entre a vontade e a prática. A confiança de Pedro estava em si mesmo, a ponto de se considerar melhor que os outros. No texto paralelo em Mt 26.33 ele chegou a dizer: “ainda que o Senhor venha a ser um tropeço para todos, nunca o será para mim”.
*Temos então a pergunta direta de Jesus a Pedro: “Você dará a sua vida por mim?” O Senhor estava confrontando Pedro. No mínimo, sua pergunta foi um questionamento que deveria fazer o querido apóstolo pensar, avaliar, refletir no que disse, e olhar com atenção para o próprio coração. Ao questionar Pedro, o Senhor estava dizendo que Ele conhecia Pedro melhor, muito melhor do que ele mesmo.
*Após a pergunta Jesus disse que Pedro o negaria 3 vezes, naquela mesma noite, antes do cantar do galo. É muito triste saber que mesmo sendo claramente avisado, alertado, confrontado, Pedro negou Jesus. E o galo cantou, assim como Jesus disse que aconteceria.
*Que cena triste foi aquela! Mas não foi o final da jornada de Pedro com o Senhor. Ao ouvir o galo, ele se lembrou das palavras de Jesus. E chorou, arrependido. Foi a oportuni-dade de Pedro aprender humildade, e principalmente, reconhecer que Jesus o conhecia profundamente!
*Podemos ficar admirados com a atitude de Pedro e pensar: “Como ele negou Jesus? Por que não ouviu o Senhor?” Somos mais parecidos com Pedro do que gostaríamos. Jesus conhece a natureza humana, e conhece tudo sobre nós. E se sabemos que Ele nos conhece tão bem, devemos ouvir atentamente as Suas palavras, pois são a verdade que tanto precisamos para viver!