zz zz PERGUNTAS DE JESUS
Continuação da série iniciada em Janeiro
41
Vocês compreendem?
“Depois de lhes ter lavado os pés, Jesus pôs de novo as suas vestimentas e, voltando à mesa, perguntou-lhes: — Vocês compreendem o que eu lhes fiz? Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e fazem bem, porque eu o sou. Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também. Em verdade, em verdade lhes digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se vocês sabem estas coisas, bem-aventurados serão se as praticarem.” João 13.12 a 17
*Estamos diante de uma das cenas mais constrangedoras de história humana, narrada apenas no evangelho de João. Jesus, o Filho de Deus, se submeteu a lavar os pés dos seus discípulos, homens simples e pecadores.
*A tarefa de levar os pés era incumbência do servo mais humilde, de um escravo. Os pés que entravam nas casas, eram realmente sujos com a poeira das estradas e ruas de terra. Nenhum servo cumpriu a tarefa e os discípulos também não se dispuseram.
*Jesus entrou em cena e após lavar os pés dos discípulos, inclusive de Judas, o traidor, lhes perguntou: “Vocês compreendem o que eu lhes fiz?” Uma pergunta simples, mas que aponta para o significado maior do que uma bacia com água e alguém sem as vestes de cima, agachado lavando pés sujos. Ainda mais sendo Jesus esta pessoa.
*Os discípulos não compreendiam, e nós também não. Por isso Jesus explicou.
1- começou afirmando sua identidade como Mestre e Senhor, o que deixa a cena mais dramática, pois nenhum mestre se rebaixaria cumprindo a tarefa um escravo. Mas Jesus não é um mestre qualquer. Ele é o Senhor!
2- *Então Jesus usou a lógica, dizendo: “Se eu, sendo Mestre e Senhor, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros”. Quase conseguimos ver os discípulos olhando um pro outro, imaginando a humilhação de lavarem os pés entre si.
*Jesus colocou a questão de forma abrangente e clara. Nenhum deles estava fora e liberado da tarefa. Não havia títulos ou posições altas o suficiente que os abonasse. A maior das patentes pertencia a Jesus, e se ele lavou pés, todos os demais deveriam fazer o mesmo.
*Lavar os pés vai muito além de um protocolo de higiene e hospitalidade. Diz respeito ao coração, ao entendimento dos valores do reino de Deus, de amar e servir a Deus através do serviço e do cuidado com o outro. Lavar os pés é, em última instância, um ato de amor; a escolha de amar quem não merece e quem nem mesmo valoriza o amor.
*Foi o que Jesus fez lavando os pés e sinalizando o que faria pouco tempo depois, morrendo na cruz por pecadores. Não devemos apenas entender o ensino de Jesus, mas praticar. Ele disse: “Se vocês sabem estas coisas, bem-aventurados serão se as praticarem”.
*Existe uma felicidade, uma alegria em servir seguindo o exemplo de Jesus, que só experimenta aquele que se coloca em movimento e começa a praticar. É a alegria de agradar o coração de Deus vivendo a sua Palavra!
*Existem muitos pés sujos ao nosso redor que precisam ser lavados. Pessoas que precisam ser alcançadas pelo amor, perdão, graça e misericórdias do Senhor. Que eu e você possamos pegar a bacia, a água e nos abaixarmos diante dos pés sujos à nossa frente. E que assim o Senhor seja glorificado!
Elayne Manzano