P18 deu também ao marido, e ele comeu
.7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; Gn 3.6-7
1- P “ambos’ Princípio da concordância:Gn 3.7 - Foi preciso os dois pecarem para o pecado ser consumado. O princípio da concordância funciona para o mal e para o bem. “todos têm uma mesma língua... e agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer” Gn 11.6 _ “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes/ desligardes na terra será ligado/ desligado no céu” “se dois de vós concordarem na terra a cerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por Meu Pai que está nos céus” Mt 18.18- 19 # ‘concordância’ vem de ‘com córdis’, do latim, com o coração. É oração feita com alguém que tem o mesmo coração naquele assunto.
2-P ‘cair na real’ _ Princípio de perceber a realidade : “abertos os olhos” & Quando a gente fala uma coisa inadequada, no mesmo instante em que acabou de falar, já bate uma impressão de ter cometido uma gafe.Com o pecado, às vezes, acontece o mesmo: o cair em si é imediato.
Mas, pode acontecer de não termos consciência do erro, e Deus mandar alguém para nos advertir.
Como você reage às admoestações ? Davi, admoestado por Natã, imediatamente reconheceu seu pecado, humilhou-se perante Deus. Leia os Salmos 32 e 51.
Só há conversão quando o pecador reconhece seu pecado.
Só há perdão quando o pecador confessa seu pecado
Só há restauração se o pecador deixar seu pecado.
Convém orar como o salmista:
“quem pode entender os próprios erros? Expurga-me Tu dos que me são ocultos” Sl 19.12 _ “sondam-me...conhece meu coração...prova-me...conhece meus pensamentos...vê...guia-me...” Sl 139.23-24 # Se fizer tal oração, é bom estar preparado para a resposta!
Há princípios ambivalentes: funcionam para o mal ( vê o efeito do pecado ) e para o bem, ex:
Há o cair em si quanto aos fatos maravilhosos da Redenção e maravilhas da Palavra: Sl 119.18 Podemos orar:
“desvenda os meus olhos
- para que eu veja as maravilhas da Tua Lei”
Deus resplandece no m/coração para iluminação do conhecimento, 2Co 4.6
“que Deus lhes conceda arrependimento para conhecer plenamente a verdade, retorno à sensatez para livrar-se dos laços do diabo” 2Tm 2.25-26
3- P ‘nus ‘ Sem Deus estamos despidos, envergonhados, expostos, “nus”
“todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm 3.23