MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br
30 de abril de 2012
Quatorze anos servindo as comunidades empresarial e profissional
Administrando Crises Por Rick Warren
Conta-se a história engraçada de uma mulher que ganhou uma fortuna na loteria. Recebida a boa notícia ela ligou para casa e falou com o namorado: “Acabei de ganhar na loteria! Pode começar a fazer as malas!” O namorado respondeu: “Isso é fantástico! Devo fazer as malas com roupas para clima frio ou quente?” Ela respondeu sem nenhuma emoção: “Tanto faz, contanto que você já esteja longe quando eu voltar!” O homem entrou em crise! Assim, muitas crises acontecem, de forma inesperada, encontrando-nos completamente despreparados para lidar com elas. Gostemos ou não, crises inesperadas fazem parte da vida. Neste exato momento você se encontra em uma destas três fases: ou você acabou de sair de uma crise, ou a está vivendo uma agora ou está indo de encontro a uma.
Há uma história fascinante sobre o naufrágio de um navio na Bíblia (Atos 27), da qual podemos extrair percepções sobre a administração de crises e que podem ser aplicadas ao mundo dos negócios:
Determine a razão. Pergunte a si mesmo: “Qual é realmente a razão por trás da crise?” A causa é geralmente mais profunda do que aquilo que surge na superfície. No caso do naufrágio relatado pelo apóstolo Paulo no livro de Atos são citadas três razões: (1) Eles deram ouvidos a conselhos errados; (2) Seguiram a opinião popular, e (3) Confiaram nas circunstâncias e não no que sabiam ser a coisa certa a ser feita. Se você está encontrando dificuldade para descobrir a razão de sua crise, tente orar a respeito. O rei Davi escreveu: “Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus...” (Salmo 73.16-17).
Determine o resultado. Pergunte a si mesmo: “O que posso aprender com isso?” Toda crise é uma oportunidade para ampliar nossa perspectiva, aprimorar nossas habilidades e desenvolver nosso caráter.
Determine sua resposta. Pergunte-se: “Qual a melhor maneira de reagir a isto?” A despeito do que você possa fazer, sua resposta deveria incluir três elementos:
1. Confronte o problema. Você raramente resolve um problema ignorando-o. Provavelmente não será fácil, mas Deus estará presente se você pedir que Ele lhe dê forças.
2. Confesse sua parte (se for o caso). Se você provocou a crise que lhe sobreveio, admita-o e peça perdão. Não apresente desculpas e não culpe os outros. Aceitar a responsabilidade é a marca da genuína liderança e maturidade emocional.
3. Reivindique a promessa. Você sabia que a Bíblia contém mais de 7.000 promessas de Deus para ajudá-lo? Elas são como cheques em branco esperando para serem preenchidos. O que você está esperando? Se você não conhece a Bíblia muito bem, peça a um amigo que a conheça para ajudá-lo a encontrar a promessa que se aplica à sua situação.
Deus faz uma de Suas promessas em Filipenses 4.6-7, onde Ele nos diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.
Próxima semana tem mais!
Para Reflexão ou Discussão
1. Em que fase de crises você está neste momento: 1) saindo de uma; 2) enfrentando uma, ou 3) indo em direção a uma crise?
2. Em sua opinião, o que há de bom em identificar as razões que provocaram uma crise? Como isso pode ajudar a lidar com o problema?
3. Geralmente é fácil identificar os danos causados por uma crise. Como você pode se beneficiar aprendendo com uma crise?
4. É encorajador ou reconfortante saber que na Bíblia Deus faz milhares de promessas para ajudar você em tempos de crise?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 20.1-5; 23.1-6; 37.3-7; Provérbios 3.5-6; 16.2-3,9; Jeremias 33.3; Mateus 6.25-34.
Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller 'The Purpose-Drive Life' (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando 'Business' e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2012 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.