Oc 06 11 Comemora dia
é bom comemorar
! Reflexões sobre o Dia dos Namorados.
Confira...
06.12 .... Namorados
*É bom comemorar !
*Além do mais, tem importância social e cultural no sentido de cultivar valores.
*Cada dia deveria ser comemorado com um brinde à vida, mas estamos muito ocupados com trabalho, preocupações e nossas neuras...
* Há os céticos, cínicos e rebeldes (pão-duros inveterados ?) que defendem sua hostilidade às comemorações alegando: - ‘ É só comércio !’ & Pode até ser... Mas não deixa de ter seu sentido afetivo, familiar, preservando a cultura no modo de comemorar, juntando as pessoas num mesmo espírito, dando significado de pertencer a um certo grupo, fundamental para a integração do indivíduo à sociedade.
* Por outro lado, quem disse que, para comemorar, precisa gastar muito dinheiro?
* O que vale é a intenção, o carinho, a lembrança, fazer algo para cultivar o relaciona
mento: um cartão, um bilhetinho, fazer uma comida especial (de receita já experimentada!)
um vasinho de flor, deixar as crianças com alguém para dar uma ‘saidinha’.
*Conseqüência do pecado,a tendência natural das coisas da vida na Terra é murchar,
caminhar para a morte. É preciso fazer algo no sentido de deter, minimizar o processo
* Por outro lado, as comemorações têm a desvantagem de acentuar o lado deficitário dos que estão SEM... seja lá qual for o motivo da comemoração:
*SEM... ninguém para amar, sem ninguém que me ame, sem pai, sem mãe, sem família
J Ouvi dizer que data especiais são épocas de maior índice de suicídio entre pessoas problemáticas, e tempo especialmente difíceis aos deprimidos.
* E os cristãos ?
Pessoas sem companheiro afetivo pensam em Jesus como prêmio de consolação, mas
Jesus é o melhor de Deus para cada um independente de sua situação particular
A questão é: você aceita a vontade de Deus para sua vida, mesmo que seja sozinho?
# aliás, sem perspectiva de um cônjuge?
pois com Deus nunca ninguém está sozinho:'irá a Minha presença contigo...' Ex 33.14
* Não sendo do mundo, mas continuando no mundo...cristãos têm sentimentos e necessidades básicas que precisam ser atendidas e é da vontade de Deus que sejam atendidas! * Será? Como sempre, a Palavra é o tira- teima !
- Especialmente no relacionamento homem/mulher, Deus tem o maior cuidado e empenho que necessidades básicas sejam MUTUAMENTE atendidas, demonstrados pelos mandamentos aos casais que, na realidade, são diretrizes para bem viver, e para a felicidade de Sua criatura.
* Em linguagem contemporânea, os mandamentos aos casais podem ser resumidos em: - ATENDAM ÀS NECESSIDADES BÁSICAS UM DO OUTRO ! Vejam como:
- Gn 2.24, Pv 5.18, Ml 2.13-16, 1 Co 7, Ef 5, Cl 3. 18-24, 1 Pe 3.1-7
a) como as mulheres precisam de afeto, aconchego, de um abraço, de reconhecimento, de palavras gratas e ‘doces’...mesmo as mais velhas, que ‘já passaram da idade’ (dizem) mas que eu digo que já se conformaram com a aridez de um relacionamento ‘seco’ .
b) como os homens precisam ser admirados, reconhecidos e respeitados como seres masculinos e em sua maneira peculiar de liderar!
E como AMBOS são mesquinhos, ‘econômicos’ e ‘pão- duros’ em termos de
> expressar e suprir tais necessidades básicas UM DO OUTRO
> Que neste Dia dos Namorados haja um tempinho de reflexão, com Deus, nesse sentido: expor-Lhe feridas e decepções, reconhecer faltas, traçar metas a médio e longo prazo no sentido de remediar deficiências no relacionamento, e procurar meios adequados à sua realidade para ‘ adoçar’ e ‘ azeitar’ seu relacionamento a dois.
(ver link CASAIS)