C a r t a A b e r t a às C h e f i a s Compartilhando direções de Deus através dos anos
Como você não me conhece, explico que minha intenção ao passar-lhe esta mensagem
é simplesmente repartir o que me foi dado. Receba-a com coração singelo como quando uma criança lhe oferece o brinquedo ( algo precioso) que é dela.
Entre cérebro e coração há apenas alguns centímetros mas anos–luz de distância, durante toda nossa vida, o Espírito Santo trabalha para fazer “descer” para o coração o que está em nossa cabeça; aí, há uma distância de anos-luz a ser percorrida. Nesse trabalho, Ele usa circunstâncias e usa pessoas. Cada pessoa que atravessa nosso caminho tem algo a nos ensinar e nós a elas.
Cristãos “trocam figurinhas” [ ou precisam aprender a fazê-lo ]
Deus ama de modo prático e está exatamente aí, onde você está agora, querendo ir junto. Quando Jesus disse “tomai o Meu jugo” referia-Se tanto a aceitarmos Sua soberania como fez alusão à canga sob a qual dois bois vão juntos fazendo um trabalho com direção e propósito. Costuma-se colocar um boi não treinado na mês
ma canga com boi de bom desempenho.
Assim , Jesus quer ir conosco:dividindo o peso e indo junto, mostrando como se faz. Compete-nos aceitar o jugo e acertar o passo com Ele
Peça e deixe que barreiras sejam diluídas ,que o atuar do Espírito “desça” ao âmago do seu ser como tomar água fresca em dia quente.
ENTENDO... sua situação em seu cargo, profissão e responsabilidade com todas as sutilezas e detalhes inerentes.- Muito me ajuda uma frase que coloquei onde sempre posso ver : Nada altera o fato , sua atitude é que faz diferença !
Como não pode nos tocar, para nos atingir, o inimigo usa tática de guerra da Antigüidade : por ser muito arriscado subir pelos muros, eles miravam as portas da cidade, que eram de madeira, e atiravam grandes flechas com tochas incendiadas, são os “dardos inflamados” do maligno.” citados em Ef 6.16 Ele mira nossa carne - características de nossa humanidade- e então usa pessoas e circunstâncias para nos deixar “queimados” e, assim, poder abrir uma brecha para todo tipo de confusão, inclusive entristecer o Espírito Santo, interrompendo a comunhão com Deus que é como “cortar a luz e a água” mesmo que só temporariamente. Ef 4.30-32
Então, ao se sentir “queimado” = irritado, nervoso, indignado, olhe ALÉM,
- e lembre de onde provém esse dardo inflamado
Primeiro é preciso lidar com seus sentimentos e com a situação espiritual
Depois , só depois, lidar com a situação e as pessoas envolvidas.
Peça ao Espírito Santo para ligar seu “alarme“ interior, tornando-o sensível para perceber o perigo. Soado o “alarme”, utilize a senha :
-“UM MINUTO, POR FAVOR”
só um minuto. Quase tudo pode esperar um minuto. Fará muita diferença,
- especialmente se for usado para apagar um “dardo inflamado”.
Você certamente o faria se fosse fogo físico:
CORRA para as rotas de fuga: [ telefone, relógio, escadas e banheiro - “santo” lugar ]
TELEFONE acionada a senha, mesmo que só em pensamento,
- ligue p/ 132 ou qualquer disk-paz
OUÇA a mensagem clamando no coração:- Socorro, Deus !
RELÓGIO é bom ter um desses que marcam os segundos, se possível, com números bem grandes. Fixar a tenção no tempo que passa só um minuto, orando frase de emergência que o Senhor vai dar a você É uma bênção: às vezes, vem à mente um corinho , estrofe de hino, até versículos. ou terá idéia do que fazer para “sair dessa”.
ESCADAS ou saidinha de modo geral : ir até o bebedouro, olhar pela janela, respirar fundo, fixar sua atenção na grama ou no céu, e estar olhando para Jesus – louvando, agradecendo ou recitando quem o Senhor é...**
Mt 6.6 ensina “ entra... fecha a porta ...Teu Pai que vê em secreto...”
Situações mais sérias_ Requerem mais tempo e privacidade.
Sempre levava comigo mini NT /Salmos dos Gideões.
Em certa ocasião muito crítica, isolei-me e Deus mostrou-me o Sl 118...Foi demais !
[ daí costumar dizer: - ‘Banheiro, “santo” lugar ]
Em reuniões ou conversas acirradas, manter no coração cântico de louvor .>>>
Convém começar a agir assim em pequenas situações para estar treinado quando surgirem aquelas mais sérias.Tendo lidado com seus sentimentos,
é a vez de lidar com o problema em si, que costuma ser, basicamente,
1- serviço mal feito, 2- prazo 3- cliente chato !
Primeiro, cuidar dos clientes:
1ª opção [ acione a senha...] UM MINUTO..
[Ligar para 132; escutar, olhando no relógio e orando “Pai, sou todo seu”]
: E então, diga : _ AGORA, SOU TODO OUVIDOS, PODE FALAR...
Feche a porta e deixe ele falar tudo o que tem direito, FIQUE olhando bem para a cara dele, anotando palavras “gancho”. para suas refutações. Deixe –o gastar a pilha.
Se ele quiser respostas, é bom dizer: Não quero interromper sua linha de pensamento, estou anotando os pontos importantes, pode continuar...”
E deixe ele falar até que se cale.
Existem frases-chave que revelam seu interesse e atenção mas não interrompem a falação dele: COMPREENDO SUA SITUAÇÃO.... É VERDADE... [ se for, mesmo...]
PERCEBO SEU PONTO DE VISTA... TEM RAZÃO
Quando o cliente “gastou a pilha” estará em condições de ouvi-lo.
Diga: - O QUE PODE SER FEITO É o seguinte .....
Este é o momento de ser sucinto, objetivo, realista e franco
2ª opção: Alguns precisam que a gente saia e lhe dê um “chá de cadeira”
-“ Com licença, o senhor merece toda minha atenção, me aguarde um minuto, aí sim, poderei dar-lhe toda minha atenção já venho.”
- Deixar alguém instruído para dali a pouco oferecer um cafezinho, e explicar que “foi só dar uma palavrinha com alguém, passar uma tarefa e já vem “ E é verdade, mesmo – orar é dar uma palavrinha com Deus, entregar-Lhe o caso.
É importante saber dosar a quantidade do “chá”
DEPOIS CONSIDERAR A SITUAÇÃO ( o real problema)
PRAZO aí começa a questão! Foi razoável, realista quanto ao serviço
ou quanto ao momento da empresa ? Franqueza sempre é a melhor solução:
“ Me desculpe... Quis atendê-lo... Não foi possível... Vamos remanejar ‘
J É bom ter quadrinho à vista com os dizeres: Fazemos o possível prontamente.
O impossível demora um pouco... Milagres, só Deus !
Conforme o caso, é melhor chamar o funcionário que irá fazer o serviço, mostrar o que se quer e perguntar : -“Vai dar para fazer neste prazo? ‘
- Como fazer para atendermos o cliente? - Vamos verificar, em seguida ligamos
É importante o funcionário participar da decisão
Explicar ao cliente _- “É melhor ... ser realista agora, do que despontá-lo depois’ ou _ “Não queremos dizer que dá, só para pegar o serviço, depois ficar enrolando”
Pode ser que não faça aquele serviço mas, mas depois o cliente volta,dando-nos razão.
EM CASO DE SERVIÇO MAU FEITO
1- Falar com o funcionário sinceramente: “Você é capaz de fazer bem feito”
O que há ? Qual é o problema? “
2- Se não souber... pode aprender, esforçar-se, fazer um curso,
3- Pode pedir para alguém ensinar... mas AGORA, preciso de sua colaboração: chegar mais cedo, fazer só meia hora de almoço, ficar até mais tarde, vir no fim de semana - sem extra, se foi negligência do funcionário - explicando: é só desta vez
Esteja alerta quanto a empecilhos. Combinem superá-los juntos.
CUIDANDO DA RETARGUADA : SE HOUVER OUTROS CRISTÃOS NO SETOR
Começar o dia com cultinho melhora bem. Ombro a ombro, entregar ao Senhor tudo o que se traz de casa , deixando para Ele cuidar e confiar-Lhe tudo o que irá ocorrer durante o dia.
– Orando : LIVRA-NOS DO MAL e do desperdício.A Ti a honra e ações de graças
Se não com todos do setor, ao menos com 2 ou 3; ou pelo telefone com outro chefe,
J talvez antes de sair de casa, preparando o dia com algum irmão com a mesma visão
Na verdade, creio que sua vivência já seja muito parecida com a relatada mas é bom ver as idéias escritas. Preto no branco ajuda a nos lembrarmos nos momentos mais tensos para não sobrecarregarmos nosso sistema com adrenalina demais.
Talvez tenha me empolgado, sendo detalhista, relembrando tantas situações passadas.
O Senhor sabe para quem será útil. Agradeço por sua atenção, estarei orando
Atenciosamente, alguém que já passou por aí, aonde você está agora .
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