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29 de abril de 2019

Vinte e um anos servindo às comunidades empresarial e profissional


A Ideia de Servir os Outros Está Aquém de Você?

Por Robert J. Tamasy

 

De vez em quando eu me deparo com uma citação que me faz parar e ponderar, e então concluir: “Quer saber? Isto está muito certo!” Uma delas, de alguém que se assina “Anônimo”, declara: “Se servir está aquém de você, a liderança está além de você.”

 

Tenho lido muitos livros sobre liderança, mas não consigo me lembrar de nenhuma afirmação mais profunda do que esta acima. Com demasiada frequência enxergamos os líderes como indivíduos que dão ordens, escrevem memorandos que mais parecem mandados e estabelecem metas que todos os demais devem alcançar. Mas os líderes mais poderosos e influentes são aqueles que compreendem o impacto de servir aos outros.

 

Max De Pree, falecido executivo empresarial e autor de diversos livros, afirmou: “A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é dizer obrigado. No intervalo, o líder é um servo.” De acordo com Mahatma Gandhi, “A melhor maneira de encontrar a si mesmo é se perder no serviço aos outros.” Ambos parecem ir na contramão do que nós geralmente observamos em muitos “líderes” no ambiente de trabalho.

 

Temos, então, a mais extensa - e cheia de percepção - observação do Dr. Martin Luther King Jr.: “Nem todos podem ser famosos, mas todos podem ser grandes, porque a grandiosidade é determinada pelo serviço. Você não precisa ter um diploma universitário para servir...Você não precisa conhecer a Teoria da Relatividade de Einstein para servir. Você não precisa conhecer a Segunda Lei da Termodinâmica em física para servir. Você só precisa de um coração cheio de graça e uma alma regenerada pelo amor.” Robert K. Greenleaf, autor do livro habilmente intitulado Servant Leadership (Liderança de Servo), escreveu: “A primeira e mais importante escolha que um líder faz é a escolha por servir, sem a qual a capacidade de alguém de liderar é severamente limitada.”

 

Revendo minha própria carreira, não resta dúvida de que os chefes que exerceram o impacto mais positivo em minha vida foram aqueles que mantiveram uma atitude de servos. Sim, eles tinham responsabilidades para cumprir, bem como metas e objetivos para atingir todos os dias, mas sempre senti que eles tinham em vista os meus interesses, que o seu desejo era ajudar-me a ter êxito, ou como alguém expressou, “capacitar-me a desabrochar”.

 

O exemplo máximo de líder que serve foi Jesus Cristo. Na verdade, falando de Si mesmo, Jesus fez esta surpreendente, chocante declaração: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:45).

 

Durante Seu tempo na terra Jesus apresentou lições profundas àqueles que O seguiram. Ele curou muitos dos que vieram até Ele sofrendo de uma variedade de aflições e enfermidades, mas, acima de tudo, Ele serviu doando a Sua vida numa cruz, tornando-Se o sacrifício expiatório – o que os teólogos chamam de “propiciação” – pelos pecados da humanidade.

 

Em outra ocasião, Jesus tornou claro que esse princípio de servir não se aplicava somente a Ele, mas também a todos quantos escolhessem segui-Lo.“Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas Eu estou entre vocês como quem serve.” (Lucas 22:27). O apóstolo Pedro resumiu tudo ao falar sobre auto sacrifício: “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os Seus passos.” (I Pedro 2:21).

 

O líder que vive tendo a mentalidade de servir aos outros – esse líder é aquele digno de ser seguido.

 

Próxima semana tem mais!    Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriter ink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blo gspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Qual sua reação diante da declaração: “Se servir está aquém de você, a liderança está além de você.”?

2. Por que, em sua opinião, o conceito de servir aos outros raramente é considerado importante para uma liderança efetiva?

3. Como você descreveria suas próprias qualidades de liderança, especialmente as relacionadas à ideia de ser um servo para outros? Como você se sentiria sendo chamado de “servo”?

4. Você acredita ser relevante sustentar o exemplo de Cristo como líder que serve diante dos desafios e demandas do mercado de trabalho do século XXI? Por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 6:24; 11:29; 16:24; 20:20-28; Marcos 10:44; João 13:1-17.

 

 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.b r -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


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