Prezados professores de Seminários
No retorno da rotina escolar, agora que já engrenou o ritmo do novo ano letivo, gostaria de compartilhar algumas idéias de quem voltou a estudar nos dois anos passados, após longa ausência.
Professor existe para ensinar ! Ensinar = fazer aprender o que não sabe, habilitar a ...
Hoje em dia, muitos professores parecem repórter de noticiário de TV ( até pior, pois aqueles, ao menos, sabem comunicar) O que se vê são pessoas que chegam, despencam na cadeira e lêem a apostila!
Ou passam um vídeo e mandam fazer relatório [ às vezes, nem comparecendo à aula! ]
Pior: falam o que lhes vêm à mente sobre o assunto, umas piadinhas e mandam ler um livro.
GRAÇAS A DEUS PELAS EXCEÇÕES!
Alunos pagam para aprender, para serem ensinados. O mínimo de decência requer que saiam da aula tendo desenvolvido alguma habilidade, que lhes facilitará o processo de aprendizado.Não apenas ser informado
Realmente, o nível de ensino secular está péssimo. Ao término do primeiro grau, ninguém sabe nada. Nada de nada. Façam provinha de verificação de conhecimentos, de leitura e compreensão de texto, Mandem fazer uma redação. Simples. Básico. Vão ver ...
A responsabilidade do professor , bom professor, é adequar o ensino à necessidade do aluno e não ensinar a partir do pressuposto de que o aluno já deveria saber, isso + aquilo.
Em classes heterogêneas, dar trabalhos diferenciados que estimulem os aluno,
e não aniquilem os menos capazes
É preferível dez linhas dando a opinião dele sobre artigo de revista _ o que instiga a pensar e procurar saber mais sobre o assunto _ do que o resumo de um livro que o aluno vai ler por cima, só para se desobrigar do trabalho, querendo ficar livre logo daquele peso... detestando ter de rever o assunto.
É preferível copiar lista de versículos sobre certo tema _ o que Deus diz sobre...
do que ficar sabendo a opinião de um autor sobre o assunto
>é preciso que o aluno tenha sua própria personalidade forjada pela Palavra, para depois ser acrescentado ou esclarecido sobre o tema. Se as idéias ”dele” são “cabeça feita” com experiências de outro, será muito fácil serem substituídas por sofismas, que geralmente são muito atraentes e convincentes.
É interessante vídeo, desde que haja esclarecimento sobre o contexto da situação e objetivo do filme, sejam fornecidos dados imprescindíveis para o bom entendimento da história . Ex jesuítas . quem eram, de onde surgiram, em qual o estágio da existência deles se passa a ação, como terminou, etc.
Antes, passar perguntas que conduzam à observação,
Depois, dar espaço para comentários e observações pessoais .
- Na falta de tempo de preparar melhor as aulas, fazer estudo dirigido:
- No caso de apostilas, trazer questionário paralelo; dar um tempinho para ler o parágrafo , dando ligeira comentada e troca de idéias, depois cada um escreve a resposta que tal parágrafo responde.É lento e seguro.
- Sempre ler a Bíblia ! Herm / Exeg/ Hom a partir do texto da Bíblia que edifiquem o aluno, sobre assuntos básicos e progressivos. Já vão sair com série de sermões para todas as fases de crescimento de uma igreja. Ou Plano de sermões para um ano em que são dadas todas os pontos básicos da fé. Não o contrário !
- Sempre dar ênfase na utilidade para o rebanho, o conhecimento acadêmico a serviço do rebanho. Ex Panorâmica: começar listando em classe , depois passar a limpo, os tópicos de cada capítulo sendo feito ligeiro comentário elucidativo , que acrescente ou esclarece o que está escrito [ ninguém é analfabeto...]
- Quem nunca leu, vai ler... incentivar a ler antes da aula e trazer comentários ou perguntas
Ganha pontos quem faz pergunta pertinente, que acrescente ou esclareça algum ponto duvidoso. Perde pontos quem faz pergunta que desvie do assunto ou sem nexo ....
- Fazer mapas ou trazer esquemas e gráficos elucidativos. Mandar fazer pequenas pesquisas em comentários e enciclopédias cuja contribuição de cada um enriqueça o todo.Encaminha o aluno aos canais de pesquisa sem demanda de muito tempo e dando noção de trabalho em equipe. Convém ocupar o aluno, sem desgastá-lo.
Aguçar o interesse vs encher de informações que enfastiam e afastam da pesquisa.
Sempre ocupar com a Palavra. Ginkanas e jogos sobre certos temas ou livros.
Decorar versículos _ chave.
Ter sempre em vista incorporar o básico [ que saberão até “debaixo d’ água”]
- trazer o texto para a pratica do cotidiano
- em vez do acúmulo de informação que é esquecido assim que entrega o trabalho.
Atenciosamente
Uma aluna desejosa de aprender o que interessa, o importante e o essencial.
Ps - sugiro estudo detalhado do livro “Nada me faltará” Ed _______ no 1o. e último ano.c/ anotações pessoais.