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HERMENÊUTICA: SENTIDO DA MENSAGEM
*Todo texto, além do que escrito, tem mensagem implícita: em especial a Palavra de Deus. Tudo o que dela se depreende é considerado palavra de Deus, mesmo que não a entendamos bem: “quem conheceu a mente do Senhor?” Por isso é muito perigoso dizer que Deus disse o que não está escrito. Convém sempre ler a referência, mesmo que a saiba de cor, pois a memória humana é falha.
* Doutrina com base nos pensamentos implícitos é considerada ortodoxa. Elementos de interpretação: Paralelos reais ou de idéias; Analogia da fé, pressuposta a unidade orgânica da Bíblia.
1. Paralelos reais ou de idéias: verificar se é essencialmente idêntico; exemplo: Sl 22.2 e 29.13 apesar de parecidas, não são realmente paralelas.
a)Históricos - Exemplo: 1 Rs 22.29-35 com 2 Cr 18.28-34
* mesmas palavras, detalhes diferentes: 1 Rs 22.29-35 e 2 Rs 18.28-34
Lc 22.19-20 e 1 Co 11.24-25
*mesmas narrativas, palavras diferentes + detalhes enriquecedores:
Mt 9.1-8 e Mc 2.1-12
*narrativas idênticas, contextos diferentes: Mt 8.24 e Mc 1.40-45 + Lc 5.122
Mt 11.6-19 e Lc 7.31-35
*passagens complementares: Gn 32 24-32 com Os 12.4-5
b) Didáticos
*mesmo assunto, termos diferentes : Mt 10.37 e Lc 14.26 + Mt 6.24
1 Pe 2.5 e Rm 12.1 + Rm 6.19
* mensagens paralelas, contextos diferentes: Mt 7.13-14 e Lc 13.23-24
Mt 7.7-11 e Lc 11.5-13
*mensagens paralelas, relatos completamente diferentes: Mt 21-23 e Lc 13.23-24
Mt 13.16-17 e Lc 10.23-24
c) Citações do Velho Testamento no Novo Testamento
Pode ocorrer diferença nas palavras por serem citações da Septuaginta, versão para o grego, comum e acessível no tempo do Novo Testamento, cuja tradução do hebraico foi um tanto livre, não exatamente ao pé da letra.
- propósitos retóricos ou ilustrações de verdades apresentadas Rm 10.6-8 e
Dt 30.12-14
- Rm 8.36 e Sl 44.22 / 1 Tm 5.18 como regulamento do VT
- finalidade: mostrar que as predições do VT foram cumpridas no NT
estabelecer doutrinas
refutar e repreender o inimigo: Jo 5.34-40, Mt 22.29-32, 41-46,
Jo 10. 34-36
2. Analogia da fé ou das Escrituras - Rm 12.6 significa: na medida subjetiva da fé de cada um. Os pais da igreja falaram em Regula fidei (analogia da fé) princípios gerais da fé, expresso nos Credos.
*Medidas ou regras de fé são dadas pela própria Bíblia. Há diferentes níveis (Cellerier) mas são igualmente válidas como padrão de interpretação:
- Analogia positiva: imediata, evidente, salta aos olhos
- Analogia geral da fé: A repousa na extensão óbvia das declarações da Bíblia.
Exemplo: Deus condena o puro formalismo religioso /aprova a adoração espiritual. Níveis de valor evidente e autoridade são determinados por:
i) número de passagens com mesma doutrina, unanimidade ou correspondência entre elas / ii) CLAREZA / iii) distribuição pela Bíblia: em um só livro ou em vários livros, tanto no VT como no NT
Considerações importantes e fundamentais para a interpretação de texto bíblico
- Doutrina claramente amparada não pode ser questionada por passagem obscura ou contrária
- Passagem avulsa não faz doutrina, a não ser que seja absolutamente clara, categórica e irrefutável
- Doutrina amparada em passagem obscura, sem análogas, só pode ser aceita [?] com grande reserva.
- Casos de doutrinas aparentemente contrárias: devem ser aceitas pela fé, ou
- devem ser resolvidas na perspectiva da unidade maior;
ex: predestinação e livre arbítrio
Famoso escritor dizia (Mark Twain?):
“não são as passagens obscuras que me preocupam,
mas as claramente expressas”
HERMENÊUTICA é interpretação do sentido das palavras, das Escrituras, das leis - cf o dicionário.
*Responde à pergunta de Filipe ao eunuco “Entendes tu o que lês?' At 8.30 Busca a aplicação das Escrituras e da lei jurídica à realidade prática. A palavra teve sua origem no deus grego Hermes = Mercúrio em Roma.
Na 1ª viagem missionária, em Listra, Barnabé foi chamado de Júpiter e Paulo de Mercúrio - At 14.12, pois ele falava com clareza.
Hermenêutica não quer dizer interpretação tendenciosa que favorece o interesse de alguns, como acontece, à vezes, tanto em relação às Escrituras como às leis. A finalidade e a intenção da Hermenêutica é/deve ser sempre a de esclarecer = tornar claro o significado das palavras e da mensagem. Para isso, há vários recursos disponíveis.
RECURSOS DISPONÍVEIS
DICIONÁRIO
Muitas vezes nós “tropeçamos” no significado das palavras em si. Pensamos que sabemos o que querem dizer mas, uma consulta ao dicionário, mostra que estivemos enganados, o sentido foi esclarecido, fez-se Hermenêutica!
ANÁLISE GRAMATICAL
# Ai minhas aulas de português do ensino fundamental ! Obs: no meu tempo era: ginásio.
Conjunções preposições ( chamados de conectivos) fazem a conexão entre as diversas frases de um texto ou mensagem. Sublinhá-los é essencial por definir a mensagem que as segue; ex:
ex ‘andai no Espírito e (~) não satisfareis a concupiscência da carne Gl 5.16
Andar no espírito tem como conseqüência não satisfazer a carne.
Então, para não satisfazer a carne precisa andar no Espírito
# ter um sistema de sigla ajuda muito.(~) til é sigla para conseqüência
Outras: a fim de que... indica finalidade _ porque...( é explicação) _ pois ( dá um motivo )
> comece a reparar nessas palavrinhas que ‘passamos batido’ mas que são essenciais
- ao bom entendimento da frase e da mensagem
Melhor saber mais:
http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2013/03/os-conectivos-preposicao-conjuncao.html
CONTEXTO
Os estrangeiros, ao aprender o português, ficam confusos com as homófonas; ex.: Manga, sessão etc.
Na linguagem do povo, certas palavras podem ter significado especial, particular, é a gíria: não que dizer exatamente o que diz... Aquele homem é um “banana”.
A gíria muda com o tempo, varia conforme o lugar. Exemplo: nordeste, sul, Europa, etc. Há também a gíria regional, palavras com significado especial em certas regiões. Ao explicar o significado da palavra no contexto da frase, faz-se Hermenêutica.
Contexto pode ter VÁRIOS significados, dependendo do adjetivo que a acompanha. Tentaremos especificar para esclarecer. Estamos fazendo Hermenêutica.
CONTEXTO do TEXTO - é preciso verificar o sentido da frase toda e dentro do texto todo. O Texto fora do contexto é pretexto... para muita bobagem ou heresia.
CONTEXTO CULTURAL - nós já falamos sobre o significado de certas palavras que mudam dependendo da região ou país onde é usada. Há muitas situações hilárias quanto a certas palavras com significados diferentes em Portugal e no Brasil. Também certos fatos ou situações podem ter sentido especial dependendo da cultura no qual estão inseridos. Exemplo, só a mão esquerda é usada para comer, na África [não possuem talheres e há só um prato central para todos]
CONTEXTO HISTÓRICO - os costumes variam conforme a época em que acontecem. Exemplo: o pacto de Deus com o povo de Israel era compreendido por todos os povos pois era costume da época o que fora acudido em sua aflição, seja fome ou opressão inimiga, tornar-se servo do que o acudira e ter compromisso de lealdade para sempre A apostasia de Israel em relação ao Senhor era inadmissível até para os gentios ao redor.
É maravilhoso perceber como Deus fala de acordo com a época e de modo que todos entendam. No Novo testamento: não se acende lâmpada e se coloca debaixo do alqueire [?] = medida de cereal = caixa, que os pobres viravam e usavam o fundo = mesa.
CONTEXTO ESPIRITUAL - várias passagens da Bíblia mostram o contexto espiritual de certas situações e é revelação especial de Deus para serem avaliadas e compreendidas devidamente. Exemplo: a tragédia de Jó 1.12 e 2.6, a demora da resposta à oração de Daniel 10.12-14 , Ef 6.18 “nossa luta não é contra carne e sangue mas contra principados e potestades nas regiões celestiais”.
Assim, é precioso o auxílio de todas as ciências [arqueologia, sociologia, etc] e línguas para se fazer a hermenêutica da Bíblia, dependendo do texto que desejamos tornar claro aos que nos ouvem.
Já foi a um planetário? O que viu?
- Vamos abrir a Bíblia em Gn 1.1 _ os céus e a terra ...
- Agora vamos para Mt 28.18 toda autoridade no céu e terra
- Seja no mundo físico ou espiritual, a terra é especial p/ Deus.
- Restaurada, é o planeta mais lindo do Universo! Lição...
Ainda com idéia no planetário: tudo solto, se movendo no nada... Hb 1.3 sustentando... pela Palavra!
- Jó 38.31 soltar atilhos =
- 9.9 Ursa, Órion, 7 estrelas
E as estrelas? Nomes das constelações [preciso lembrar das matérias do ginásio] idéia do homem? Não! Deus “chamando-as a todas pelos seus nomes...” Sl 147.4
Apaga a luz... escuro! Fez separação entre luz e trevas – leis de Física. Já viram maquetes sobre relevo? Ou espiaram da janelinha de avião? “porção seca e água'
Nuvens = águas de cima e água de baixo... vapor subia...Gn 2.6. E o mar? Pôs a areia por limite - Jr 5.22. Erva verde... lei da semeadura = segundo sua espécie e planta, colhe, na medida em que plantou. Luminares... que maravilha! Fotossíntese plantas soltam oxigênio de dia [já pensando no homem] até hoje obedece a Deus! Só o homem.
Sinais de orientação calendário horas [sol pela sombra... dá a dica p/ relógio de sol], semanas, meses estações e anos!
Diferença entre dissecar um cadáver e examinar uma pessoa viva. Horrível, mórbido, cheiro de morte.
Assim é estudar a Palavra apenas destrinchando-a intelectualmente. A letra mata = só a letra, só na carne é = dissecar cadáver. PORQUE é o espírito que vivifica. É o Espírito Santo que ilumina, dá entendimento. Que dá vida às Escrituras de modo que passo a conhecer o Deus Vivo, pessoal, que fala ao meu coração e Se revela a mim que parei e me calei diante dEle!
O mundo está cheio de pregadores, palradores filosofando sobre as Escrituras. CHEIO de blá blá blá. O que o mundo precisa é de testemunhas de Jesus 1 João 1.1-3, que compartilhem suas experiências com Deus. Só quando conheço o Deus Vivo que vivifica a minha alma é que posso testemunhar no Espírito e Transmitir Vida eterna aos que me rodeiam.