ver ADENDO: conjunções
Em alguns salmos está escrito...
. com inteligência...
>>>> Com a web ficou fácil consultar para se saber o significado das palavras
ajuda a compreender a mensagem
...com inteligência é buscar o significado mais amplo do que apenas ler as palavras e decorar como papagaio
Antigamente, nas escolas, havia um momento chamado de COMPREENSÃO DO TEXTO: os alunos liam um texto e a professora pedia para alguém explicar o que havia compreendido, qual a idéia que o texto estava compartilhando.
Faz muita falta e ajudaria muito se nas escolas dominicais houvesse um momento reservado para tal procedimento
Ler SELEÇÕES, ajuda muito pois tem bom português, os artigos são curtos e os assuntos variados
Não se desenvolver essa habilidade nas escolas, dificulta muito a leitura da Bíblia.#
ADENDO SOBRE CONJUNÇÕES: ligam duas orações
são muito esclarecedores no texto das Escrituras
- palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
CLASSIFICAÇÃO: Coordenativas : estabelece uma relação entre as idéias
Subordinativas: coloca uma idéia sob a idéia principal
COORDENATIVAS : ADITIVAS: expressam a idéia de adição, soma. exemplos:- Ela foi ao cinema e ao teatro.
- Ele não só emprestou o joguinho como também me ensinou a jogar.
As principais aditivas: e, nem, não só...mas também, não só...como também.
- ADVERSATIVAS: Expressam idéias contrárias, de oposição, de compensação.
Exemplos:- Tentei chegar na hora, porém me atrasei.
- Ela trabalha muito mas ganha pouco.
- Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.
As principais adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.
ALTERNATIVAS; Expressam idéia de alternância.Ex:
- Ou você sai do telefone ou eu vendo o aparelho.
- Minha cachorra ora late ora dorme.
- Vou ao cinema quer faça sol quer chova.
As principais alternativas: Ou...ou, ora...ora, quer...quer, já...já.
CONCLUSIVAS Servem para dar conclusões às orações. Exemplos:
- Estudei muito por isso mereço passar.
- Estava preparada para a prova, portanto não fiquei nervosa.
- Você me ajudou muito; terá, pois sempre a minha gratidão.
As principais conclusivas: logo, por isso, pois (depois do verbo),
portanto, por conseguinte, assim.
EXPLICATIVAS: Explicam, dão um motivo ou razão:Ex:
- É melhor colocar o casaco porque está fazendo muito frio lá fora.
- Não demore, que o seu programa favorito vai começar.
As principais explicativas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.
SUBORDINATIVAS põe uma idéia sob a idéia principal
CAUSAIS
As principais causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta.
- Ele não fez o trabalho porque não tem livro.
- Como não sabe dirigir, vendeu o carro que ganhou no sorteio.
COMPARATIVAS Principais conjunções
comparativas: que, do que, tão...como, mais...do que, menos...do que.
- Ela fala mais que um papagaio.
CONCESSIVAS Indicam uma concessão, admitem uma contradição,
um fato inesperado.Traz em si uma idéia de “apesar de”.
Principais concessivas: embora, ainda que, mesmo que, apesar de, se bem que.-
Embora estivesse cansada, fui ao shopping. (= apesar de estar cansada)
- Apesar de ter chovido fui ao cinema.
CONFORMATIVAS: Expressam uma idéia de acordo, concordância, conformidade
As principais conformativas: como, segundo, conforme, consoante
Ex: - Cada um colhe conforme semeia.
- Segundo me disseram a casa é esta.
CONSECUTIVAS Expressam uma idéia de conseqüência (~) um til é a sigla
> para se anotar na Bíblia
As principais consecutivas: que ( após “tal”, “tanto”, “tão”, “tamanho”).
Ex: - Falou tanto que ficou rouco.
- Estava tão feliz que desmaiou.
FINAIS Expressam idéia de finalidade, objetivo. Sigla na Bíblia: p/q
As principais finais: para que, a fim de que, porque (=para que),
Ex: - Todos trabalham para que possam sobreviver.
- Viemos aqui para que vocês ficassem felizes.
PROPORCIONAIS estabelecem relação de proporcionalidade
Principais proporcionais: à medida que, quanto mais, ao passo que, à proporção que
Ex: - À medida que as horas passavam, mais sono ele tinha.
- Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.
TEMPORAIS estabelecem relação de TEMPO
Principais conjunções temporais: quando, enquanto, logo que.
Ex: - Quando eu sair, vou passar na locadora.
- Chegamos em casa assim que começou a chover.
- Mal chegamos e a chuva desabou.
Obs: Mal é conjunção subordinativa temporal quando equivale a 'logo que'.
O conjunto de duas ou mais palavras com valor de conjunção chama-se locução conjuntiva .Ex ainda que, se bem que, visto que, contanto que, à proporção que.
Pode acontecer de se confundir as circunstâncias de causa e conseqüência.
- Realmente, às vezes, fica difícil diferenciá-las.
Observe os exemplos:
- Correram tanto, que ficaram cansados ( depois de terem corrido)
FICAR CANSADO é uma conseqüência de terem corrido.
- Correram tanto ... aconteceu antes deles ficarem cansados
CORRER TANTO é uma causa.